8.2.12

Sem Yoaní e Esdras, Dado Galvão adia lançamento de documentário

Esdras e Yoaní foram impedidos de sair dos seus países
Previsto para esta sexta, 10, o lançamento do documentário Conexão Cuba Honduras, do jequieense Dado Galvão, será adiado mais uma vez. "Em solidariedade aos nossos convidados Yoaní Sanchéz e Esdras Amado López, que foram impedidos de sair dos seus países para vir ao Brasil", justificou Galvão, em entrevista à Globo News.

Esta é a terceira vez que o documentário será adiado, em 2010, durante o governo Lula, o lançamento foi adiado duas vezes por Yoaní ter sido impedida de sair de Cuba. A previsão é de que o lançamento ocorra até o final de abril desse ano. O documentário trata sobre direitos humanos e liberdade de expressão e foi filmado em 2009 em Cuba e em Honduras, tendo a blogueira cubana Yoaní e o jornalista hondurenho Esdras como seus personagens principais.

Dado Galvão, em entrevista à Globo News
Agora, Yoaní reiniciará todos os trâmites para solicitar, pela vigésima vez, a saída do país. Por aqui, o cineasta Dado volta a se mobilizar através das redes sociais e nos campos político e religioso. "Dessa vez, vamos pedir a ajuda da Igreja. Encaminhemos uma carta ao Vaticano relatando ao Papa Bento XVI toda a história que envolve a Yoaní", conta o diretor do filme. O Papa Bento XVI visitará Cuba em março.

Leia Mais:
‘Pode tentar quantas vezes quiser’, diz Havana a blogueira
Além de Yoani, jornalista Esdras Amado López também não vem ao Brasil

Nenhum comentário: