13.1.12

Blogueira cubana quer vir a Jequié

Galvão e Yoani, em Cuba, durante as filmagens
Crítica do governo cubano e proibida de sair do seu país, a blogueira Yoani Sánchez quer vir ao Brasil, mais especificamente, para Jequié, no sudoeste baiano, para assistir à primeira exibição do filme Conexão Cuba Honduras. Com direção do jequieense Dado Galvão, o documentário coloca a blogueira em primeiro plano para discutir liberdade de expressão e direitos humanos.

Além da história de Yoani, o filme retrata as mulheres do movimento Damas de Branco, formado por esposas de dissidentes políticos cubanos, e ainda a falta de liberdade de expressão em Honduras, a partir do que aconteceu no Canal 36, acusado pelo governo militar de praticar terrorismo midiático após a derrubada do presidente Manuel Zelaya.

Para tornar a vinda possível, a blogueira conta com apoios importantes, como do ex-presidente Lula e do senador Eduardo Suplicy, que enviou uma carta ao embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Rafael Zamora Rodríguez, para interceder por ela. Já Lula, sugeriu que a blogueira buscasse o apoio da presidente Dilma Roussef, a quem ela se dirige em vídeo. Campanhas nas redes sociais e uma petição pública na internet contribuem com o coro.

Sanchéz é reconhecida internacionalmente devido ao blog Generación Y e foi apontada como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Foreign Policy (FP), em 2011, e pela revista Time, em 2008.

CONEXÃO CUBA HONDURAS
(Dado Galvão, 105 min, BR)
Lançamento: 10 de fevereiro de 2012
Local: Centro de Cultura ACM / Jequié-BA
Hora: 20 horas

Convidados: Senador Eduardo Suplicy, Yoani Sánchez e Esdras Amado López.

Mais informações: dadogalvao.org

Confira nos vídeos abaixo o pedido de Yoani à presidente Dilma e o trailler do documentário.


Nenhum comentário: